sexta-feira, 15 de junho de 2012

Capítulo Um

Todos os meus dias naquele ano se tornaram o melhor dia de todos, até os que nós dois brigávamos .
Eu me lembro , do dia no no parque , em que eu, você , meu irmão mais velho Gui , minha prima Lalá ,minhã mãe , e sua mãe , fomos ao parque.
Lalá , cujo o nome é Laís , também tinha onze anos ,era o dia do meu aniversário , dia treze de Janeiro do ano de  Dois mil . Eu estava fazendo uma decáda. Me lembro  na escola , quando a professora de matemática explicou que uma decáda eram dez anos , e disse que em Janeiro eu teria uma decáda de vida. Senti como se eu tivesse cem anos ,a palavra decáda parecia muito velha , você olhou para mim e riu da minha expressão confusa sobre a palavra decáda.
Eu Tinha um decáda. Você e Lalá tinham uma decáda e um ano. Meu irmão Gui tinha uma decáda e meia.
Eu não sabia quantas décadas nossas mães tinham , presumo que ainda não eram três.
Meu pai tinha três décadas exatas no dia em que eu fiz a minha primeira década, ele não estava lá, por quê tinha viajado a trabalho. Ele disse que meu presente chegaria no dia, mas não chegou.
Lalá era loira, já havia menstruado e por isso ganhou o apelido de mocinha, mas de mocinha ela não tinha nada. Ela morava em outro estado e alguns Janeiros ela vinha para cá, ela era má.
Fez amizade com todas as meninas que eu nunca consegui ter amizade em menos de dois segundos e ensinou aquelas meninas como me ignorar.
Na frente de todos era ela um anjo.  Conquistou Dudu da mesma forma com que conquistava todos .
Nós quatro estávamos na fila da montanha-russa e cada carrinho cabia quatro , dois no banco da frente e dois no banco de trás.
Dudu se sentou do lado de Lalá na frente , eu tive que me sentar com Gui atrás . Nunca odiei tanto uma montanha-russa na minha vida.
Eu estava com ciúmes , mas não sabia . Quando o carrinho estacionou na chegada e liberou os cintos que nos prendiam , eu corri , corri , corri , não olhei para trás. Eu tava tão brava . Me escondi no brinquedo que se chamava "Halloween" , um pequeno passeio aos medos infantis com monstros , fantasmas , zumbis , bruxas, múmias e várias outras criaturas do mau. Eu não tinha medo , era o meu brinquedo favorito.
Só que dessa vez eu não brinquei , nem prestei atenção em nada , e quando entrei ,comecei a chorar.
O passeio no brinquedo dura em torno de seis minutos, que lá dentro parecem duas horas, na saída , estavam todos me esperando, eu me recusei a descer, ainda chorando. Empurrei minha mãe e disse :
-Vão embora, todos vocês, vão embora ! -
Preocupados, todos se afastaram , eu desci do carrinho e me sentei na escada , ainda chorando , mãos e cabeça sobre os joelhos , os óculos redondos na ponta do nariz, não percebi sua presença.
- O que foi ? -
- Vá embora Dudu, eu não quero falar principalmente com você ! -
- O que eu fiz ? -
- Nada , vai embora .-
- Amanda , qual problema ? -
- Você não é mais meu amigo. -
- POR QUÊ ? -
- Agora que você conheceu a Lalá .. -
- O que que tem a Lalá ? Ela é legal ..! -
E eu explodi. Levantei a cabeça com lágrimas escorrendo por toda parte e gritei.
- Legal? Ela é má, ela puxa meu cabelo, me chama de feia , fez todas as meninas daqui não falar comigo desde o último verão que ela veio, e isso foi há dois anos trás ! Ela é mais velha, mais bonita , e sempre tem o que quer . Hoje ela quis você, e conseguiu, você só conversou com ela , sentou do lado dela no montanha-russa e não lembrou de mim . Então agora você é amigo dela, não meu. -
Eu estava bufando de raiva , me sentei na mesma posição e voltei a chorar.
- Amanda , me desculpa .. -
Silêncio.
- Amanda , por favor eu não sabia .. me desculpa , eu sou seu amigo , não dela. Eu não vou parar de falar com você , mesmo se ela pedisse .. -
Eu movimentei minha cabeça para te olhar , mas não levantei e nem parei de chorar .
- Desculpa por ter ficado mais com ela do que com você hoje, é seu aniversário, foi errado da minha parte , Nós podemos ser amigos de novo ? -
- Você promete que não vai deixar de ser meu amigo , nunca ? Nunquinha da silva ? - Eu disse.
Ele estendeu o dedo minimo e disse :
- Nunquinha da silva . -
Sentou do meu lado, do bolso tirou uma pulseirinha de cordão com algumas miçangas .
Na verdade, eram duas pulseirinhas. A dele azul, a minha verde.
Ele me deu a verde , sabendo que verde eram minha cor preferida. Na pulseira havia três miçangas em cada, as miçangas eram redondas e havia letras , A E D.
- A é de Amanda , E , é da letra e mesmo , e D é de Dudu. Antes de vir pra cá, passei numa lojinha , queria comprar um presente pra você , mas eu não tinha muito dinheiro, só as moedas que juntei durante uma semana , não conseguia escolher , e a moça da loja me perguntou o que eu queria, eu disse pra ela que hoje era aniversário da minha melhor amiga , e queria um presente. Ela fez isso pra você , eu ajudei. Ela também fez um para mim , e disse que isso se chama pulseira da amizade. Você gostou ? -
- Nunca tive uma pulseira da amizade antes Dudu ..-
- Nem eu Amanda .. Mas você gostou ? -
- Sim ..- eu ri . Você pegou meu braço e amarrou , e depois amarrou a sua , eu não sabia como amarrar as pulseiras. Essa foi a nossa primeira briga ,  e foi a primeira vez que eu senti ciúmes de você.
Depois disso nós comemos algodão-doce e fomos na roda gigante ,dessa vez você se sentou do meu lado , você não falou mais com Lalá.
Nem naquele dia , nem durante o verão que ela passou por lá. Ela foi embora uma semana mais cedo do que deveria , eu achei o máximo.

                                                                           Página três

Nenhum comentário:

Postar um comentário